terça-feira, 7 de outubro de 2008

Jorge Amado

Festa para Jorge Amado
A Festa Literária que desde ontem agita Paraty - se fosse vivo, Jorge Amado completaria hoje 94 anos. O escritor baiano é o homenageado da Flip.
As histórias de Jorge Amado saíram dos livros e tomaram conta de Paraty. O baiano é homenageado da quarta edição da festa literária internacional e completaria hoje 94 anos.
No show de abertura, na noite de ontem, Maria Bethânia também lembrou o autor. A homenagem a Jorge Amado está até nos casarios do centro histórico. Em uma sacada, três bonecos lembram a famosa obra do escritor baiano, “Dona Flor e seus dois maridos”.
A boneca Gabriela está no alto de um casario, mesmo local onde foi gravada a cena do filme em que a personagem sobre no telhado para pegar uma pipa. Literatura que virou currículos das escolas de Paraty.
“Eu estou conhecendo agora e estou achando muito legal”, disse um estudante.
Trinta alunos de um colégio da zona rural da cidade fizeram um desfile com os personagens de Jorge Amado. “Eu estou achando muito legal Dona Flor e seus dois maridos”, comentou uma espectadora.
Na passarela, Pedro Arcanjo, de “Tendas do Milagres”, e até Quincas Berro D’ Água. Atividade que despertou nos alunos o interesse pela leitura. “Nessa Flip, estou conhecendo um pouco mais as histórias dele”, comentou uma estudante.
Um dos destaques hoje na festa literária é um debate sobre as obras de Jorge Amado. A mesa em homenagem a Jorge Amado começa às 15h, com a participação do membro da Academia Brasileira de Letras Alberto da Costa e Silva, a presidente da Casa Fundação Jorge Amado, Miriam Fraga, e Eduardo Assis Duarte, que escreveu um livro sobre o autor.
Os estudantes de Paraty também vão homenagear o autor com uma peça, “As brincadeiras de Gabriela”.
“São as personagens do Jorge Amado em criança, brincando com jogos e brincadeiras de antigamente. Fazemos o resgate dessas brincadeiras, que muitas crianças já não conheciam. Há a brincadeira de roda e uma série de outras brincadeiras”, explica o organizador